|
|
Circuito Solidário de Xadrez CSX
Academia Palmeirense
Academia Araxaense de Xadrez - MG
Clube Recreativo Xadrez Capixaba
ARCADE - ASSOCIAÇÃO RECREATIVA CAPIXABA DE DESPORTOS.
Academia Damasceno de Xadrez - RN
FCHESS - FEDERAÇÃO CAPIXABA DE XADREZ ESCOLAR
Diversità Accademica Culturale
Academia Jayme Miranda - AL
APAX
ASSESMIG
Associação do Desenvolvimento Comunitário Sustentável de Camaçari/BA
Associação CEPEX - MG
Associação dos Servidores da Câmara dos Deputados - DF
Caíssa Eventos - MS
Circuito Solidário de Xadrez - SP
Confederação Brasileira de Xadrez Escolar
Clube Arapiraquense de Xadrez - AL
Clube de Xadrez Rei de Ouro - PE
Clube de Xadrez de Lauro de Freitas - BA
Clube de Xadrez Nadjelson Nogueira - AL
Clube Escola de Xadrez de Uberlândia - MG
Clube de Xadrez CPM - BA
Clube de Xadrez Professor Ismaelton Andrade - PB
Clube de Xadrez de Jataí - GO
Clube de Xadrez Montessori - BA
Clube de Xadrez Scacorum Ludus - SE
Clube de Xadrez Stanley de Oliveira Lessa - AL
Clube Capablanca de Xadrez - MS
Clube Ilheense de Xadrez - CIX
Clube Recreativo Xadrez Capixaba
Clube Rioverdense de Xadrez - MG
Clube sacramento de Xadrez e Damas - MG
Estavos Academia de Xadrez - DF
Federação Acreana de Xadrez
Federação de Xadrez do Estado de Alagoas
Federação Rondoniense de Xadrez
Federação Tocantinense de Xadrez
Federação Amadora de Xadrez - RN
Fundação Brasileira de Xadrez
Internet Xadrez Clube
LEX LIGA
Liga de Xadrez e Damas do Alto Paranaíba - MG
Núcleo Enxadrístico de Macaíba - RN
Paulo Afonso Xadrez Clube - BA
Tabuleiro Clube de Xadrez - CE
Underground Xadrez Clube - AL
Xadrez Clube Ariquemes - RO
Xadrez Palmas - TO
37º Batalhão de Polícia Militar de MG |
LISTAGEM DE RATING NOVEMBRO 2022
ESTÁ NO AR!!!
É A CENTÉSIMA NONA LISTA DE RATING DA LBX!
..
ATENÇÃO AO NOVO PRAZO MÁXIMO PARA ENVIO DE ARQUIVOS PARA CÁLCULO DE RATING:
TODO DIA 26 DE CADA MÊS
Arquivos enviados após este prazo, serão calculados no mês seguinte a publicação.
ARQUIVOS ENVIADOS QUE NÃO SEGUIREM O PADRÃO DA LBX para envio de torneios, SERÃO RECUSADOS.
LBX - LIGA BRASILEIRA DE XADREZ
Protocolo da FIDE e recomendado a todos que organizam ou trabalham em eventos da LBX.
PROTOCOLO PUBLICADO PELA FIDE – FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE XADREZ E QUE A LBX – LIGA BRASILEIRA DE XADREZ ACATA E REPASSA COMO RECOMENDAÇÃO À TODOS OS SEUS ORGANIZADORES E ÁRBITROS, COMO GUIA DE PROCEDIMENTOS PARA UMA RETOMADA GRADUAL DOS EVENTOS PRESENCIAIS DE XADREZ, RESPEITANDO NORMAS ESTADUAIS E/OU MUNICIPAIS DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA OU OUTRO ÓRGÃO DE SAÚDE PÚBLICA.
A FIDE continua monitorando de perto a pandemia da doença de coronavírus (COVID-19), que foi relatada pela primeira vez em Hubei, China, em 31 de dezembro de 2019.
Em vista do perigo representado pela pandemia do COVID-19, a FIDE, por meio de sua Comissão Médica, desenvolveu uma política e um protocolo de segurança médica que visam minimizar as chances de transmissão do novo Coronavírus nos futuros eventos de xadrez externos durante 2020 e além. No futuro, a FIDE continuará monitorando a pandemia do Covid-19 e responderá de acordo.
As seguintes medidas devem ser adotadas nos próximos eventos de xadrez, para impedir a possível propagação do novo coronavírus e proteger os participantes contra infecções:
OBRIGAÇÃO
Organizadores, jogadores, árbitros e outros oficiais devem cumprir sua respectiva legislação nacional sobre gerenciamento de crises COVID-19 do país em que o evento de xadrez ocorre.
RECOMENDAÇÕES
Em vista da pandemia de Covid-19 ainda em andamento em várias partes do mundo, recomenda-se reiniciar as atividades de xadrez no nível regional com eventos de pequena escala com participantes limitados.
• Isso facilitará o gerenciamento do risco de transmissão do novo coronavírus e permitirá a realização de eventos maiores no futuro, uma vez que o risco de transmissão continua diminuindo com a pandemia decrescente.
1. As salas de jogos não devem estar superlotadas e deve haver separação física suficiente (distanciamento social) entre as pessoas (pelo menos 1 metro). As mesas também devem ter pelo menos 1 metro de distância.
• Isso deve minimizar as chances de possível transmissão do vírus COVID-19 entre os participantes.
2. Não deve haver (de preferência) ou ter poucos espectadores nas salas de jogos. Os jogadores devem deixar a sala de jogo ao final do jogo.
• Isso visa minimizar o risco de transmissão do novo coronavírus, minimizando o número de pessoas próximas entre si no local de jogo.
3. Todos os conjuntos de xadrez (tabuleiros, peças e relógios), mesas e cadeiras devem ser limpos (com água limpa e sabão ou desinfetante ou desinfetante) antes e depois de cada rodada.
• Estudos demonstraram que o novo coronavírus pode sobreviver em superfícies por muitas horas. A limpeza dos jogos de xadrez, mesas e cadeiras deve minimizar a possível transmissão do novo coronavírus
4. Deve haver fácil acesso às instalações para que os participantes lavem as mãos com água corrente limpa e sabão ou desinfetante para as mãos à base de álcool. Ao entrar e sair da sala de jogos e durante os intervalos, os participantes devem lavar ou desinfetar as mãos.
Os participantes devem lavar as mãos frequentemente com água corrente limpa e sabão ou desinfetantes para as mãos à base de álcool, a fim de reduzir as chances de infecção pelo novo coronavírus.
5. Todos os jogadores, árbitros e oficiais devem usar máscaras.
• Os participantes devem usar máscaras para evitar a possível propagação do novo coronavírus.
• Deve-se notar que as máscaras são eficazes somente quando usadas em combinação com a limpeza frequente das mãos com álcool ou água e sabão à mão.
• Se você usa uma máscara, deve saber como usá-la e descartá-la adequadamente.
• Antes de colocar uma máscara, limpe as mãos com um sabonete à base de álcool ou água e sabão.
• Cubra a boca e o nariz com a máscara e verifique se não há espaços entre o rosto e a máscara.
• Evite tocar na máscara enquanto a estiver usando; se o fizer, limpe as mãos com um sabonete à base de álcool ou água e sabão.
• Para remover a máscara: remova-a por trás (não toque na frente da máscara).
6. As salas de jogos devem ter ventilação e circulação de ar adequadas e que funcionem bem com entrada de ar fresco. Não são recomendados torneios em salas sem ventilação adequada. Atividades de xadrez ao ar livre são recomendadas.
• Esta medida garantirá que o ar nas salas de jogos seja fresco e que as salas de jogos circulem rapidamente ar o tempo todo para minimizar o risco de transmissão do novo coronavírus.
7. Durante os intervalos para café / almoço e refeições comunitárias, devem ser adotadas medidas especiais para minimizar a superlotação e evitar o contato pessoal muito próximo entre os participantes.
• Isso também deve minimizar a probabilidade de propagação do novo coronavírus.
8. Nas instalações sanitárias, deve-se garantir limpeza e desinfecção adequadas das instalações e ventilação constante. Os participantes devem se mover de maneira que uma distância de pelo menos 1 metro seja observada o tempo todo.
9. É recomendável que os jogadores assinem uma declaração sobre a ausência de sinais respiratórios. Na declaração, o jogador também deve declarar que está ciente do possível risco de transmissão do novo coronavírus durante o evento de xadrez, mas está disposto a participar.
Além das medidas acima, os participantes do evento (jogadores / árbitros / imprensa / espectadores) são incentivados a praticar os seguintes comportamentos de proteção pessoal, a fim de proteger a si e a outros da infecção pelo novo coronavírus.
COMO SE PROTEGER CONTRA O NOVO CORONAVIRUS (COVID-19)
1. Lave as mãos frequentemente
Lave as mãos frequentemente com água e sabão ou use um esfregão à base de álcool se as mãos não estiverem visivelmente sujas.
Por quê? Lavar as mãos com água e sabão ou usar álcool nas mãos elimina o vírus se estiver nas suas mãos.
2. Pratique higiene respiratória
Ao tossir e espirrar, cubra a boca e o nariz com cotovelo ou tecido flexionado - descarte o tecido imediatamente em uma lixeira fechada e limpe as mãos com álcool ou água e sabão à mão.
Por quê? Cobrir a boca e o nariz ao tossir e espirrar impede a propagação de germes e vírus. Se espirrar ou tossir nas mãos, poderá contaminar objetos ou pessoas em que tocar.
3. Mantenha o distanciamento social (físico)
Mantenha uma distância de pelo menos 1 metro entre você e outras pessoas, principalmente aquelas que tossem, espirram e têm febre.
Por quê? Quando alguém que está infectado com uma doença respiratória como 2019-nCoV, tosse ou espirra, projeta pequenas gotículas que contêm o vírus. Se você estiver muito perto, pode respirar o vírus.
4. Evite apertos de mão, abraços, beijos na bochecha e outros contatos pessoais próximos com outros jogadores / árbitros e outras pessoas presentes
Por quê? O Covid-19 é espalhado através do contato com gotículas infectadas e as ações acima podem expô-lo à infecção pelo COVID-19 se o seu contato próximo estiver infectado.
5. Evite tocar nos olhos, nariz e boca
Por quê? As mãos tocam muitas superfícies que podem estar contaminadas com o vírus. Se você tocar nos olhos, nariz ou boca com as mãos contaminadas, poderá transferir o vírus da superfície para si mesmo.
6. Se você tiver febre, tosse, dor de garganta e dificuldade em respirar, procure atendimento médico cedo
Por quê? Sempre que você tiver febre, tosse, dor de garganta e dificuldade em respirar, é importante procurar atendimento médico imediatamente, pois isso pode ocorrer devido a uma infecção respiratória ou outra condição séria. Os sintomas respiratórios com febre podem ter várias causas e, dependendo do seu histórico e circunstâncias pessoais de viagem, o Covid-19 pode ser um deles.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
VENHA SER MESTRE LBX
Desde de 1º de janeiro de 2016, podem requerer o título de Mestre da Liga Brasileira de Xadrez (MLBX) todos aqueles que tiverem conquistado ou vierem a conquistar 2300 pontos nos ratings rápido e blitz e 2200 pontos no rating clássico. No caso das mulheres, devem ter 2200 no ritmo rápido ou blitz e 2100 no clássico. Os títulos são independentes, ou seja, o jogador será Mestre naquela modalidade que atingiu a meta. Haverá a possibilidade de alcançar o título de Aspirante a Mestre (AMLBX), aos que atingirem 2100 no clássico e 2200 no blitz e rápido. Para as mulheres 2000 no Clássico e 2100 no Blitz e Rápido. Todos os títulos deverão ser requeridos pelo interessado. A LBX organizou uma planilha com todos os ratings publicados. Não há cobrança de taxas pelo Diploma, que será enviado por email.
|
|
|
|
LEIS DO XADREZ COMENTADAS - 4a Edição
Já encontra-se disponível para download no website LBX a 4a Edição das Leis do Xadrez Comentadas, de autoria do Árbitro FIDE Francisco Ari Maia Júnior. Recomendamos a leitura a todos que desejam jogar, organizar ou arbitrar torneios de xadrez. O livro está em consonância com as Leis que serão válidas a partir de 1º de janeiro de 2018. Nele, cada fração do principal marco legal do jogo de xadrez é elucidado de forma simples e objetiva. Não deixe de baixar o seu exemplar e imprimir. O Download é gratuito.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|