O projeto de xadrez na Escola Estadual Maria das Graças Escócio Cerqueira (popularmente conhecida como Graça Escócio ou Projeto Alvorada) é uma continuação do “Projeto Alvorada”, uma parceria do governo Federal, Estadual e Municipal em conjunto com a comunidade local, tendo como objetivo reduzir a pobreza e as desigualdades na região. Este projeto foi iniciado na cidade de Itaituba, estado do Pará, no ano de 2012, onde ensinava-se música, dança, artes marciais, etc.
As atividades relativas ao xadrez ocorriam em outros municípios próximos e chamava a atenção no sentido de ser positivo para o desenvolvimento cognitivo dos estudantes. O professor Gilberto Oliveira Frota, com o apoio da diretora Leilce de Kássia Paxiúba Soares, conseguiu a verba necessária perante o governo e o projeto de xadrez foi iniciado, sendo implantado como aula dentro da grade curricular. Isto reduziu o índice de faltas e tornou um atrativo para matriculas na escola.
No ano de 2022, foram retomadas as atividades com este esporte sob minha coordenação, professor Alex Bruno Carvalho dos Santos. Conheci o xadrez no ensino médio por meio de meus amigos e jogávamos nos intervalos das aulas. Quando concluímos o ensino médio, não tinha mais com quem jogar
presencialmente e passei a jogar partidas na internet. Após assistir cursos de xadrez, passei a alimentar o desejo de ensinar xadrez para a garotada e participar de competições. Trabalho como professor na cidade de Itaituba e estou na Escola Estadual Graça Escócio desde 2022. Ao saber que a escola já possui material para desenvolver atividades voltadas para o xadrez, fiquei muito feliz e desde então, venho me empenhando pela causa.
Este ano de 2023, o xadrez está inserido como modalidade dos jogos internos da escola e temos planos para um torneio no segundo semestre, bem como a participação de representantes na Copa ITAFRIGO (torneio escolar importante na região). Quem sabe em um futuro não muito distante, estaremos trazendo uma competição oficial para a localidade.
Os desafios para manter a cultura do xadrez em uma localidade são grandes, exigem perseverança e paixão da parte de quem lidera esta iniciativa.
Agradeço ao professor Rellyson Aguiar, de Santarém e ao Clube de Xadrez Roque Maior, por todo apoio e incentivo nesta jornada de difundir e ensinar o xadrez.
obrigado pela menção e pela foto.